quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL


  



Em fins de 1889 o império brasileiro passava por crises em vários setores da sociedade. Crescia várias oposições ao governo imperial como a questão abolicionista, a questão republicana, a questão religiosa e a questão militar. 

A oposição de tantos setores ao governo imperial fez com que o imperador D. Pedro II apresentasse à Câmara dos Deputados um programa de reformas políticas. Mas essas reformas chegaram tarde de mais. No dia 15 de Novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca assumiu o governo das tropas revoltosas, ocupando o quartel-general do Rio de Janeiro. O gabinete imperial foi deposto. O imperador, que estava em Petrópolis durante esses acontecimentos, recebeu, no dia seguinte, um respeitoso documento do novo governo, solicitando que se retirasse do país juntamente com sua família.

A oposição de tantos setores da sociedade à monarquia tornou possível o tranquilo golpe político que derrubou a monarquia e implantou a república. Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o governo provisório da república ainda na noite de 15 de novembro de 1889, tornando-se com isso, o primeiro presidente da república brasileira e inaugurando a nova forma de governo no Brasil.