terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OS DIFERENTES TEMPOS


Existem diferentes modos de entender o tempo. Existe o Tempo da Natureza, o Tempo Cronológico e o Tempo Histórico.

O Tempo da Natureza é aquele que não depende da vontade humana, mas passa naturalmente com os fenômenos naturais e pode ser percebido, por exemplo, pelas estações do ano.

Já o Tempo Cronológico é aquele que é medido e contado, sendo por isso, um elemento cultural, produzido pelo homem, já que foi o ser humano que criou as diversas formas de medições do tempo, como por exemplo, segundo, minuto, dia, mês, ano, e os diversos instrumento para medir a passagem do tempo, como a ampulheta, o relógio, o calendário.

Enquanto isso, o Tempo Histórico é aquele que pode ser percebido pelas permanências e mudanças que acontecem na sociedade, podendo ser de curta duração, com acontecimentos breves, de média duração, com acontecimentos demorados e de longa duração, com processos históricos que demoram longos períodos para ocorrer.

Estes são os diferentes entendimentos sobre o tempo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O TEMPO


O tempo é um elemento interessante, nós não o vemos, mas percebemos os seus efeitos. O tempo não pára, sempre se move para frente e não há como voltar, retroceder. Todos nós estamos dentro dele e não há como fugir dos seus efeitos.

Neste primeiro momento de 2012, vamos começar a refletir sobre o tempo: seus diferentes tipos e as diferentes formas de medi-lo, pois este elemento é fundamental para os estudos históricos.

Aguardem e acompanhem.