quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

OUTROS CALENDÁRIOS


Existem outros calendários, além do calendário gregoriano, como por exemplo, o chinês, o islâmico e o judaico.

O calendário chinês divide o tempo em ciclo de doze anos. Cada ano é representado por um animal, como tigre, cão ou macaco. Após doze anos, o ciclo se reinicia e os nomes dos animais voltam a se repetir.

No calendário islâmico, a contagem dos anos tem início com a Hégira, que foi a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina, ocorrida no ano 622. Por isso, o ano de 2012 no calendário gregoriano, por exemplo, corresponde ao ano de 1433 no calendário islâmico.

O calendário judaico ou Hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendário utilizado dentro do judaísmo para a determinação da data das festividades, dos serviços religiosos e de outros eventos da comunidade.

O calendário hebraico é um calendário do tipo lunar baseado nos ciclos da Lua, composto alternadamente por 12 ou 13 meses de período igual ao de uma lunação, de forma a que o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de lua nova. Nos tempos bíblicos a determinação dos tempos era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos Caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como Abib.

O início do ano começa no início do mês de Tishrei (Setembro/Outubro). O calendário judaico começa com a criação da 'neshamá' (estrutura espiritual/alma) de Adão, o primeiro homem, há cerca de 5773 anos atrás (2012).
Fonte: Wikipédia
           Pellegrine, Marco Cesár. Vontade de saber história, 6º ano. São Paulo: FTD, 2009.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CALENDÁRIOS


Existe um instrumento que mede a passagem do tempo tendo como base a observação da movimentação dos astros celestes e procurando identificar a correspondência entre essa movimentação e a duração de um ciclo anual, dividindo-o assim, em dias, meses e anos. Este instrumento chama-se calendário.

Há diferentes tipos de calendários, como por exemplo, o calendário gregoriano, o chinês e o islâmico.

O calendário adotado oficialmente em nosso país é o gregoriano. Ele recebe esse nome por ter sido introduzido pelo papa Gregório XIII em 1582. Ele é solar, correspondendo a uma volta da Terra em torno do Sol, tendo o ano 365 dias e, a cada quatro anos, ocorre um ano bissexto. Neste calendário, a contagem dos anos começam na data do nascimento de Jesus Cristo. Dessa forma, os anos contados a partir do nascimento de Cristo podem ou não ser acompanhados da sigla d.C, que significa depois de Cristo, e são contados de forma crescente, enquanto os anos contados antes de Cristo, são acompanhados obrigatoriamente da sigla a.C, que significa antes de Cristo e são contados de forma decrescente.